Movimento Integralista Brasileiro ( RESUMO)

O Integralismo é um movimento que surge no Brasil num período de transição causada pela insatisfação com a revolução de 30; “Se a revolução de 30 falhou o que vamos fazer? As livrarias do Brasil naquela época tinham balcões só com livros fascistas e outros só com livros de esquerda [...]
Esse movimento não é obra de um único autor, surge dentro de um contexto no qual Hélgio Trindade explicita em seu livro “ Integralismo ( o fascismo brasileiro na década de 30) é no segundo capítulo desta obra “ A ascensão das ideias autoritárias em 1930 e o nacionalismo do integralismo” que o autor discorre sobre as circunstâncias da fundação do movimento integralista, como por exemplo a literatura antiliberal, que tinha como inspiração os modelos autoritários europeus essa literatura também tinha influências como Oliveira Viana, Azevedo Amaral e Alberto Torres que eram autores que defendiam uma reformulação do sistema político de modo antiliberal, os movimentos políticos autoritários como exemplo a Ação Social Brasileira (Partido Nacional Fascista) a Legião Cearense do Trabalho o Partido Nacional Sindicalista e a Ação Imperial Patrionovista que tinham como características principais o sentimento de endireitar o Brasil, o desenvolvimento industrial, a educação moral e mental do povo, além de uma busca por integração do país no sentido de homogeneização contra o regime federativo, outra semelhança entres esses grupos é o caráter hierárquicos dentro da organização interna além da uniformidade que era expressa nas vestimentas padronizadas.
 Ainda sobre o caráter desses movimentos,  A Legião que era um dos grupos mais expressivos era marcadamente antiliberal e apelava em seu discurso ao “popular” a Legião assim como outros grupos antes citados tinham uma preocupação com a questão trabalhista por isso propunha a implantação de contratos coletivos em que deveriam ser fixados as condições básicas de trabalho como: carga horaria, salario, repouso dominical e etc. Além disso havia também a questão de um tribunal trabalhista um intermediador nas negociações entre empregador e empregado.
Os valores morais cristãos e corporativista está presente também na ideologia desses movimentos, uma luta em favor de uma ordem social que traga a tona um verdadeiro humanismo subordinando aos valores morais. Estes movimentos eram contra a ideia individualista, propunham uma sociedade harmoniosa onde as classes seriam colaborativas, haveria um novo equilíbrio através da revolução integralista. Apesar de uma inspiração nas ideias fascistas europeias, a certas originalidades no fascismo europeu como por exemplo se no fascismo italiano o fato precedeu a doutrina no brasil aconteceu o inverso pois a ação integralista estava apoiada em uma ideologia baseada na concepção do homem e do universo que surgiu justamente antes com todos esses movimentos que tinham uma produção político-literária que defendiam a renovação do país e afirmavam a falência da democracia e o descrédito do liberalismo, Olbiano um dos autores dessa ideologia se declara favorável a uma ditadura orgânica, ou seja, ideológica que, como meio levasse o povo a um fim previamente programado. Nunca porém uma ditadura caudilhesca sem rumo e sem justificativa. Sebastião Pagano caracteriza o Estado Integralista: “ Se o Estado deve integralmente satisfazer essa necessidade, essa finalidade social humana, um Estado perfeitamente aparelhado  chama-se  Estado Integralista, por oposição ao Estado que por defeito deixa de atender as necessidades do homem em sociedade na tendência por seu legítimo fim.” Caracterizando assim esse Estado como um conjunto orgânico, nacional, hierarquizado e harmônico.
Por fim o autor discorre sobre a trajetória de ascensão da Ação Integralista. Que surge com Plínio Salgado como líder a partir de outubro de 1932, O AIB é o principal partido de extrema-direita fascista dos anos 30. Salgado afirmava que para o movimento se firmar era necessário uma infraestrutura ideológica, a S.E.P nesse sentido foi centro da reflexão ideológica de onde nasce o manifesto integralista, ela organizava-se em comissões de estudos de diversas áreas como geografia, história, medicina social, sociologia, religião, pedagógica e etc. Os princípios da S.E.P que eram próximos do manifesto integralista eram:   
“ — Somos pela unidade da nação; b — Somos pela expressão de todas as suas forças produtoras no Estado; c — Somos pela implantação do princípio de autoridade, desde que ele traduza forças reais e diretas dos agentes da produção material, intelectual e da expressão moral do nosso povo; d — Somos pela consulta das tradições históricas e das circunstâncias geográficas, climatéricas e econômicas que distinguem nosso país; e — Somos por um programa de coordenação de todas as classes produtoras; f — Somos por um ideal de justiça humana, que realize o máximo de aproveitamento dos meios de produção, em benefício de todos, sem atentar contra o princípio da propriedade, ameaçado tanto pelo socialismo, como pelo democratismo, nas expansões que aquele dá à coletividade e este ao indivíduo; g — Somos contrários a toda a tirania exercida pelo Estado contra o indivíduo e as suas projeções morais; somos contra a tirania dos indivíduos contra a ação do Estado e os superiores interesses da nação; h — Somos contrários a todas as doutrinas que pretendem criar privilégios de raças, de classes, de indivíduos, grupos financeiros ou partidários, mantenedores de oligarquias econômicas ou políticas; i — Somos pela afirmação do pensamento político brasileiro baseado nas realidades da terra, nas circunstâncias do mundo contemporâneo, nas superiores finalidades do homem e no aproveitamento das conquistas científicas e técnicas do nosso século.”

Segundo os autores desse movimento, o integralismo deve ser efetuado em todos os Estados brasileiros sobre três bases : a base geográfica (do município) a base econômica social (a de classe) e a moral que era acerca (da tradição religiosa e patriarcal). Hélgio Trindade afirma que o estudo da ideologia integralista supõe a analise sistemática de cinco níveis principais 1. Os fundamentos doutrinários da ideologia integralista 2. As características da organização social e a política do Estado integral 3. A definição dos adversários 4. A posição dos teóricos integralistas comparados aos europeus 5.  A análise das atitudes ideológicas dos militantes.
Creio que uma das características mais interessantes é o caráter nacionalista desse movimento que baseava-se mais em um aspecto cultural que procurava “valorizar do Brasil” uma valorização da cultura brasileira contra o cosmopolitismo do EUA, isso também estava relacionado aos inimigos declarados do integralismo: o capitalismo, o liberalismo, o comunismo e os judeus. O Integralismo também tinha uma ambição imperialista de esse estender a América Latina.
O Cristianismo era muito presente nessa ideologia em diversos trechos os autores colocam que Deus dirige os destinos dos povos e uma valorização da família:
  “Deus dirige os destinos dos povos. O Homem deve praticar sobre a terra as virtudes que o elevam e o aperfeiçoam. O homem vale pelo trabalho, pelo sacrifício em favor da Família, da Pátria e da Sociedade. Vale pelo estudo, pela inteligência, pela honestidade, pelo progresso nas ciências, nas artes, na capacidade técnica, tendo por fim o bem-estar da Nação e o elevamento moral das pessoas. A riqueza é bem passageiro, que não engrandece ninguém, desde que não sejam cumpridos pelos seus detentores os deveres que rigorosamente impõe, para com a Sociedade e a Pátria. Todos podem e devem viver em harmonia, uns respeitando e estimando os outros, cada qual distinguindo-se nas suas aptidões, pois cada homem tem uma vocação própria e é o conjunto dessas vocações que realiza a grandeza da Nacionalidade e a felicidade social.”

Os teóricos do integralismo concordam que o objetivo principal do movimento é a implementação do Estado Integral. A ideia central é a que a revolução integralista realiza-se através da transformação do Estado.
Sobre a ideia que esses movimentos tem sobre o corporativismo e o Brasil no Manifesto os teóricos explicitam:
 “A Nação Brasileira deve ser organizada, una, indivisível, forte, poderosa, rica, próspera e feliz. Para isso precisamos de que todos os brasileiros estejam unidos. Mas o Brasil não pode realizar a união intima e perfeita de seus filhos, enquanto existirem Estados dentro do Estado, partidos políticos fracionando a Nação, classes lutando contra classes, indivíduos isolados, exercendo a ação pessoal nas decisões do governo; enfim todo e qualquer processo de divisão do povo brasileiro. Por isso, a Nação precisa de organizar-se em classes profissionais. Cada brasileiro se inscreverá na sua classe. Essas classes elegem, cada uma de per si, seus representantes nas Câmaras Municipais, nos Congressos Provinciais e nos Congressos Gerais. Os eleitos para as Câmaras Municipais elegem o seu presidente e o prefeito. Os eleitos para os congressos Provinciais elegem o governador da Província. Os eleitos para os Congressos Nacionais elegem o Chefe da Nação, perante o qual respondem os ministros de sua livre escolha.”

Creio que este

Comentários

Postagens mais visitadas